Slider

Filmes de terror essenciais que todo fã do gênero deve assistir

Uma lista com grandes filmes do terror que todo fã do gênero deve asssistir.

 O terror é um dos gêneros mais marcantes do cinema. Sua existência foi concebida desde os primórdios da sétima arte, trabalhando os maiores medos da humanidade, mesclando o sobrenatural com a realidade. E ao longo deste período, o gênero apresentou diversas excelentes produções, revelando grandes ícones e elementos do cinema. 

Dada a sua importância, elaboramos uma lista especial com alguns filmes de terror desde grandes clássicos à filmes recentes, dos mais variados tipo: slasher, terror psicológico, serial, sobrenatural, que você deve em algum momento assistir.


Hereditário (2018)


Onde assistir: HBO Max.

O aclamado Hereditário de Ari Aster é considerado um dos filmes mais assustadores dos últimos tempos. Seu impacto foi tão grande que gerou comparações com grandes ícones do terror como  O Iluminado e O Exorcista, em termos de impacto no gênero, se tornando uma obra cinematográfica fundamental. 

A trama foge dos clichês e traz uma narrativa ambígua que traz o espectador para o mesmo questionamento feito pelos protagonistas: se aquilo vivenciado é algum tipo de transtorno mental ou manifestação sobrenatural? O enredo conta a história da família Graham, que após a morte da matriarca, uma mulher bem misteriosa, vivenciam acontecimentos macabros dentro de sua casa.


Halloween – A Noite do Terror (1978)

Haloween (1978)

Onde assistir: Amazon Prime Video.

Influenciados por O Massacre da Serra Elétrica de 1974, os slasher movies se tornaram um subgênero muito presentes nas produções hollywoodianas, surgindo com eles, figuras icônicas mascaradas. Halloween (1978) contribuiu bastante para o movimento, a obra-prima incansavelmente aterrorizante de John Carpenter traz o serial killer Michael Myers de volta à cidade fictícia de Haddonfield, em Illinois, após ficar internado por 15 anos em uma instituição psiquiátrica por ter assassinado sua irmã na noite de Halloween. Por lá, ele vai continuar sua série de crimes até encontrar a protagonista Laurie Strode. 

Com seu estilo de filmagem cuidadoso e inteligente em provocar medo e incômodo frente às telonas, Carpenter foi um dos nomes mais influentes do suspense e do terror, ao longo das décadas de 1970 e 1980. O longa é constituído por uma atmosfera voltada para medo e terror psicológico constante, dispensando a dependência dos jump scares. A partir do uso de travelling steadicam em movimentos que constroem uma estética em plano longo de filmagem, ele buscava deixar o público desconfortável pelo fato de não se saber quando será o primeiro ataque, ainda que Myers seja frequentemente mostrado ao fundo observando suas vítimas. 


Nós (2019)


Onde assistir: Google Play Filmes, Apple TV.

Em seu segundo trabalho, Jordan Peele traz a mistura de terror, suspense e ficção ciêntifica, na enigmática e surpreendente produção de Nós. A protagonista, Adelaide, esconde um trauma de infância que aconteceu na praia de Santa Cruz.

Anos mais tarde, ela volta ao local com o marido e os filhos para passar férias, começando a ser perseguida pelos medos antigos. Durante a noite, quatro figuras estranhamente familiares aparecem na porta da sua casa.

Psicose (1960)

Psicose (1960)

Onde assistir: Star+, Globoplay.

Psicose é uma adaptação do romance homônimo de Robert Bloch (escritor americano de histórias de terror), lançado em 1959, que mais tarde também seriam responsáveis por inspirar O Massacre da Serra Elétrica e O Silêncio dos Inocentes. Sua narrativa foi baseada no caso do serial killer americano Edward Theodore Gein na década de 50 e, relata-se que o diretor teria adquirido os direitos da história e comprado todos os exemplares do livro, para que ninguém soubesse o final por antecedência. Sendo assim, o enredo ganhou destaque no cinema por Alfred Hitchcock, que através da sétima arte, mesmo com o baixo orçamento, contribuiu imensamente com o terror e seus subgêneros, criando e validando o horror moderno.
 
A película hitchcockiana conta a trajetória de Marion Crane (Janet Leigh), uma secretária que ao se ver sem dinheiro para o casamento, decide furtar 40 mil dólares de seu chefe, fugindo de Phoenix no Arizona, dirigindo. No decorrer da viagem a moça passa por diversos imprevistos, incluindo a perseguição de um policial e um temporal que a obriga a passar a noite no Motel Bates, um lugar que guarda segredos assustadores. 

A forma com que Hitchcock nos faz acompanhar a fuga de Marion detalhadamente – aproximando-nos da personagem com uma câmera rente ao seu rosto, em médio plano e close-up – , acaba fazendo com que nos tornemos cúmplices da moça, passando a sofrer por ela, de certa forma simpatizando por seus atos.O ano de 1960 foi presenteado com um dos melhores filmes da sétima arte. Psicose é um clássico atemporal que, para o bem ou para o mal, inspirou vários outros filmes voltados para o terror e suspense. Apesar da ousadia em inovar, o longa recebeu 4 indicações ao Oscar, ganhando um Globo de Ouro na categoria de melhor atriz coadjuvante.



A Entidade (2012)


Onde assistir: Globoplay.

A Entidade é considerado um dos filmes de terror mais assustadores de todos e quem garante isso é a pesquisa britânica realizada pela Broadband Choices. Com auxílio de médicos, pesquisadores especializados e monitores de frequência cardíaca, a companhia montou um ranking com os 18 filmes que mais tiveram oscilação nos BPMs dos participantes. A Entidade obteve o segundo lugar no ranking da pesquisa realizada em 2021, com 130 bpm. O longa conta a história de um autor de romances criminais que encontra uma caixa com filmagens antigas de crimes horripilantes que parecem ter sido cometidos por um assassino em série. Ao investigar, ele e sua família se tornam alvos de uma entidade sobrenatural maligna.


O Iluminado (1980)

O Iluminado (1980)

Onde assistir: HBO Max.

Após obras marcantes como Dr. Fantástico (1964) e Laranja Mecânica (1971), Stanley Kubrick mergulhava no gênero que ainda não havia explorado e para não perder o costume, criou um clássico, obrigatório para qualquer fã de terror.  

Adaptado do livro homônimo de Stephen King, a obra apresenta uma visão um tanto diferente daquela idealizada pelo escritor, construindo uma experiência mais voltada pelo sensorialismo. 

Desta forma, criando a seu gosto, Kubrick relata as consequências que o personagem Jack Torrance (Jack Nicholson) terá, ao aceitar a oportunidade de tomar conta da manutenção do Hotel Overlook, durante o inverno com sua família, a fim de se livrar do seu bloqueio criativo. Com o decorrer do tempo, Danny, filho de Jack, começa a se atormentar com premonições por seu dom, que é explicado pelo filme como iluminação, onde a personagem consegue ter visões do passado, presente e futuro por meio de um amigo imaginário, além de habilidades relacionadas à telepatia. O escritor descobre os segredos sombrios do hotel e começa a se transformar em um maníaco homicida, aterrorizando sua família.

Por conta de sua profundidade, detalhes e complexidade, O Iluminado é um filme que induz o espectador a uma imersão, tendo sensação de estar ali encurralado com os personagens em um ambiente confuso.  Ao mesmo tempo que nos entrega grandes atuações, sendo considerado um dos melhores filmes produzidos por Stanley Kubrick, que não só serviu para ser odiado por Stephen King e arrumar briga com o autor, mas também para consagrar como um clássico atemporal do gênero de terror nos cinemas, algo que talvez o ego de Stephen não aceite.

A Bruxa (2015)


Onde assistir: Netflix, Amazon Prime Video, Google Play Filmes.

O filme norte-americano e canadense dirigido por Robert Eggers foi muito bem recebido tanto pela crítica como pelo público, mas também gerou controvérsias. O longa de época acompanha uma família de puritanos que se vê expulsa de sua comunidade religiosa, sendo forçada a começar do zero no meio do nada. Rapidamente eles passam a acreditar que estão sendo punidos por Deus ao ter o filho mais novo sequestrado e assassinado por uma bruxa da floresta. Sem saber o responsável, os parentes começam a desconfiar uns dos outros - com a jovem Thomasin (Anya Taylor-Joy) sendo acusada de ter um pacto perverso. 

A Bruxa traz consigo uma construção e progressão lenta que, assim como em Hereditário, torna-se cada vez mais e mais caótica.


O Exorcista (1973)

O Exorcista (1973)

Onde assistir: HBO Max.

É impossível não pensar em O Exorcista quando se trata de filmes sobre possessão demoníaca e exorcismo. Dirigido por William Friedkin e distribuido pela Warner Bros em 1973, o roteiro do longa foi assinado por William Peter Blatty, autor do romance homônimo baseado em fatos reais que aconteceram nos Estados Unidos com Robbie Manheim de 14 anos, em 1949. O longa é tão assustador que histórias e mistérios por de trás da produção do filme intrigam até os dias de hoje.

Em O Exorcista, o público é apresentado para uma família onde Chris MacNeil (Ellen Burstyn), uma atriz que gradativamente vai tendo consciência de que sua filha de doze anos Regan MacNeil (Linda Blair), está tendo um comportamento fora do normal e assustador. Ao decorrer, a menina apresenta uma série de convulsões e comportamentos agressivos, com força para agredir facilmente qualquer pessoa ao seu redor. Após diversas tentativas de tratamentos, ela pede ajuda a um padre que também é psiquiatra, chegando a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.

A direção de William Friedkin frente ao longa acaba se tornando um exemplo a ser seguido por demais diretores do gênero. O filme possuí apenas um jump scare, utilizando com maior intensidade ferramentas de aspecto sonoro e imagético.

Dentre os mistérios e eventos sobrenaturais que ocorreram durante a gravações estão as mortes, ao todo, nove pessoas ligadas a produção do filme morreram de forma suspeita, entre elas os atores Jack MacGowran e Vasiliki Maliaros, o avô de Linda Blair, um segurança no set e um especialista em efeitos especiais. Não podemos esquecer também que, durante as gravações, o set de filmagem pegou fogo de forma misteriosa. No entanto, apenas o quarto de Regan MacNeil não foi atingido. Para quem não sabe, este é o local em que a personagem é possuída. São tantas curiosidades assustadoras que assombram o filme, que seria necessário uma matéria especial e detalhada!

Sendo contemplada com nove indicações, O Exorcista foi a primeira produção do gênero a ser indicada ao Oscar de Melhor Filme, vencendo duas: melhor roteiro adaptado e melhor som. O filme ainda foi indicado ao BAFTA de melhor som, e também esteve na importante premiação Globo de Ouro, onde ganhou quatro estatuetas: melhor filme – drama, diretor, atriz coadjuvante para Linda Blair e roteiro.


X: A Marca da Morte (2022)


Produzido pela A24 Filmes, –  que já fez A Bruxa, Midsommar, Hereditário e Um Monstro no Caminho –, X nos leva ao interior do Texas durante a década de 70, para acompanhar uma equipe de filmagem que vai passar um tempo em uma grande e isolada fazenda, onde mora um casal de idosos. Porém, os planos se alteram de repente, quando os atores e produtores começam a sumir do local. É aí que eles descobrem que estão sendo perseguidos por um assassino que aterroriza aquela região.

0

Nenhum comentário

Postar um comentário

both, retrama
© RETRAMA - Todos os direitos reservados.
contato.retrama@gmail.com