Slider

Resenha | This Old Dog - Mac DeMarco

Em This Old Dog, temos uma postura totalmente oposta do que já foi visto nos álbuns anteriores, ele é mais intimista e minimalista, tendo mais variações de som e um instrumental dinâmico e contando experiências do próprio Mac DeMarco.

A maturidade do jovem de Duncan em forma de disco


"This old dog ain't about to forget"

Três anos após Salad Days, disco que aumentou ainda mais sua relevância no cenário da música independente e alternativa, Mac DeMarco regressa à cena em sua mais nova obra, This Old Dog.

Aos 27 anos, o jovem de Duncan no Canadá, atinge a sua maturidade musical e traz assuntos mais sérios e pesados para serem tratados em seu novo disco. Uma das principais características de Mac é trazer a mistura: humor e diversão, motivação e aquela "bad vibe", em forma de música. O que diferencia Mac DeMarco dos demais músicos é definitivamente a sua ironia, o seu bom humor e postura fora do comum — o cara realmente é uma figura.

Em This Old Dog, temos uma postura totalmente oposta do que já foi visto nos álbuns anteriores, ele é mais intimista e minimalista, tendo mais variações de sons e um instrumental dinâmico, contando experiências do próprio Mac DeMarco. Seguindo aquilo que vimos em seu último registro Another One (2015).

E já na primeira faixa, My Old Man, há muita presença intimista. Nela Mac fala de sua relação traumatizante com seu pai que o abandonou quando criança. Por conta do seu alcoolismo e uso de outras drogas,  Mac Smith III nunca teve um relacionamento saudável com a mãe de Mac DeMarco, e ele se recusava a pagar pensão do filho.

"Oh no, looks like I'm seeing more of my old man in me", canta na primeira faixa, se questionando e mostrando que ele não quer se parecer com seu pai (como se tivesse uma crise de identidade).

"Sometimes my love may be put on hold / Sometimes my heart may seem awful cold / These times come and these times go / As long as I live, all you need to know is" — aqui temos a presença de uma visão mais romântica, refletindo sobre uma vida amorosa. O clipe de This Old Dog, segunda faixa do disco, também sugere que a vida está passando e você está ficando velho, dando uma nostalgia em quem se identifica.


For The First Time — Mac fala sobre a sua namorada, Kiera McNally, e como tem sido difícil de viver com a ausência dela em alguns instantes de sua vida (turnês), em um dos momentos mais leves do álbum. "While she's been away / Living day-to-day has been tough / I found her at my side / Simply being alive's been rough".

Still Beating traz um assunto que está bem presente na maioria das composições de Mac, o amor não correspondido. "Honey, I cried too / You better believe it / Honey, my heart still beats for you / Even though you don't feel it"

"Boy, this could be your year / You're making old man proud of you / Forget about the tears". On the Level — traz de volta a relação com o pai em forma de desabafo, com um instrumental "bem Mac DeMarco".


Watching Him Fade Away finaliza o disco, detalhando mais uma vez sua experiência com seu pai, que estava com uma doença grave — mostrando um dilema enfrentado por Mac que poderia estar perdendo um pai que nunca se importou com o filho. "And even though you barely know each other / It still hurts watching him fade way, watching him fade way / Watching him fade way, watching him fade way".

Essa mistura e variação de arranjos que vão além do indie, Lo-Fi e jizz jazz, chegando também de forma despercebida ao folk, define um pouco a sonoridade do álbum.

A "fórmula" pesada e intimista de This Old Dog faz com que você se distraia facilmente e reflita sobre o que está sendo tratado em cada música. É algo bem diferente do que estávamos acostumados a ver em trabalhos anteriores, onde o público procurava o bom humor e a diversão.
 
Faixa favorita:

Em Moonlight on the River, DeMarco traz uma sonoridade cativante, com uma leve psicodelia ao início, ficando mais frenética no fim.


both, retrama
© RETRAMA - Todos os direitos reservados.
contato.retrama@gmail.com